segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Multas de trânsito terão aumento de até 1000%

A partir de 02 de novembro, os motoristas que
cometerem infrações - como rachas e ultrapassagens – receberão a conta com sabor bem mais amargo. Além disso, a nova lei prevê que aos motoristas envolvidos nas praticas citadas percam o direito de dirigir por 12 meses.  Todavia, em caso de reincidência, o valor da multa dobra. Todas essas alterações passam a valer a partir do advento da lei federal 12971/14.
 O aumento das sanções administrativas vai apenas “tapar o sol com peneira”. Agravar as multas sem melhorar as condições das vias, sem transferir a devida educação para o trânsito – que aos bons olhos de muitos, deveria ser feita ao longo da vida escolar – e sem melhorar também as condições de fiscalização apenas transfere a responsabilidade totalmente aos motoristas.
Regular o comportamento das pessoas com multas e outros tipos de sanções já se mostrou um método não eficaz, se não atrelado a devida educação. É preciso também que o Estado assuma sua parcela de responsabilidade, pois os acidentes não são causados única e exclusivamente por conta dos motoristas ou pedestres.

É de suma importância que as pessoas em geral mudem seu comportamento. Muito se fala de corrupção – por parte dos políticos –, porém, muitos de nós cometemos este grave delito. Não utilizamos cinto de segurança, avançamos o farol vermelho, excedemos o limite de velocidade. É necessário consciência, pois se não somos cidadãos de bem, que cumprem com as obrigações, com que direito podemos cobrar o órgão executivo para que esse grave problema diminua?

 Se o comportamento não mudar, não se cumprirá totalmente a nova Lei que “supostamente” fora construída para nos proteger.