quarta-feira, 28 de setembro de 2011

O homem realmente está evoluindo ?


Na escola , na vida , e em varios núcleos de ensino , aprendemos que o homem era descendente do " macaco " e que assim foi evoluindo passando por "homem das cavernas " , o " medieval " , o " descobridor " , até o homem de hoje em dia . Na  igreja aprendemos que Deus fez  Adão e Eva , que já existia animais e que eles tiveram filhos um mata o outro , enfim cada um dança conforme a música . 
Mas o que todos tem em comum é que ambos tentam dizer que o homem evoluiu e passou por diversas transformações . 
Mas lendo muito e pesquisando apesar de ter 15 anos e não ser expert no assunto , percebo coisas na sociedade que as vezes me intrigam e apresentarei aqui no meu blog , minha idéia :
Bom o homem segundo a evolução das especies livro públicado por Charles Robert Darwin diz que o homem evoluiu do simio e não exatamente do macaco , esse livro é sensacional ele começa falando da sua importante viajem pelo mundo e diz que tudo aquilo evolui  olha esse trecho do wikipédia 
"...A proposta de Darwin, que as espécies se originam por processos inteiramente naturais..."  enfim creio que esse trecho já resume bem o livro . 
Nessa imagem agente claramente percebe logo no inicio a semelhança com o "macaco "  o famoso  australopithecus  , depois começa a vir o homem mesmo vejamos :
Homo Habilis : Homem abilidoso , era aquele homem que ja caçava tinha uma certa habilidade , pesava cerca de 30 , 40 quilos , tinha pouco menos de 1 metro de altura era onívoro , foi o primeiro a usar ferramentas de lascas de pedras . 
... e a evolução continua ...
Homo erectus : Ai nessa fase o homem ficou com a postura certa , ele parou de andar curvado , começou a andar com a coluna ereta dai vem o nome " Homo Erectus " , nessa fase o homem descobriu e começou a manusear o fogo que lhe ajudava em tudo , diz e reza a lenda que um raio atingiu a arvore e dai veio o fogo , porem muitos acreditam na famos teoria do Gravetóide , esfregar graveto com graveto eum uma palha e dai sai o fogo , essa fase do homem , aprendemos muito e , chegava a medir  de 1,30 até 1,80 cm de altura , muitas semelhanças não é ? 
Homo Sapiens : homo sapiens, como espécie, tem como característica o desejo de entender e influenciar o ambiente à sua volta , como o nome ja diz , Homo sapiens ; Homem que sabe adequação e praticamente surgimento da agricultura e da pecuaria , domesticação dos animais .
Homo sapiens sapiens : Mata , rouba , assalta , morre , tudo pelo dinheiro . Eis nós o homem dinheiramente moderno . Nós 
Você acabou de ler coisas sobre a evolução humana , Egipcios , Maias , Astecas, Feudais , Romanos , Incas , Gregos , Babilonicos , Bávaros , enfim milhares de civilizações fascinantes e super inteligentes , que até hoje nos influenciam . Romanos  com o direito a retórica oratória , gregos com inúmeras contribuições como filosofia , geografia , até a lingua , babilonicos com a matematica , enfim coisas que hoje em dia são impossiveis de viver sem . 
Mas com o que o homem de hoje em dia contribui ? , caso o homem evolua qual será nossa marca ( homo sapiens)  a internet ?  a mesma que divulga pedofilia , faz apologia etc.. , os ipods ? ouvir música em uma caixinha que você perde a qualquer momento , dvd , vhs ... enfim contribuimos muito para a sociedade , mas o capitalismo é muito influente na sociedade . 
Os egipcios : Piramedes , coisas que não conseguimos fazer até hoje , a mumificação , a retirada do cérebro pela narina , enfim coisas fascinantes , Maias plantações em planaltos enfim contribuções diversas , mas o homem de hoje em dia não consegue fazer coisas que se faziam a anos atras . 
Eis que " ... o homem vive em constante transformações ..." será que relamente está correta , com a técnologia de hoje , as coisas super avançadas e o homemsofre com limitações tão bobas , o que é isso , uma coisa que surgiu 5 séculos antes de cristo , O Rei Dario I , esse sim evoluiu o dinheiro , coisas ficaram mais caras , mais baratas , dinheiro em papel , ouro metal enfim isso sofre constantes mudanças mas nós estamos esquecidos por nós mesmos .
Nosso tempo aqui na terra é longo , temos muito caminho a percorrer porém será que esse caminho nós levará pra que lugar ? o homem evoluirá mais , somos bichos que usamos uma pequena parte do cérebro , que por sinal tem um grande potencial , mas usamos pouco dele . Creio eu que antigamente se usava mais a cabeça , as coisas não eram feitas em calculadoras , e nem em computadores , a escola era valorizada enfim , é uma coisa muito complexa . 

0 comentários:

Postar um comentário